As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Plantando ipês amarelos

Fruto aberto com sementes.
- Colher as sementes durante o processo de abertura dos frutos (veja na foto ao lado, tirada essa semana aqui em Sete Lagoas-MG).
- Vários substratos diferentes podem ser usados para a germinação (inclusive areia).
- O tempo de germinação pode ser de até um mês ou mais.
- A luz parece ter pouco influência sobre a germinação.
- Os percentuais de germinação são muito variáveis (de 20 a 60%), dependendo de vários fatores.
- As plântulas devem ser transferidas para um substrato comercial ou terra de cerrado misturada com um pouco de esterco curtido. Cuidado com as raízes!
- As plântulas não devem ficar expostas prolongadamente ao sol direto. Cobertura com sombrite é aconselhável.

De acordo com Lorenzi (no importante livro "Árvores Brasileiras"): “Colocar as sementes para germinar logo que colhidas, em canteiros semi-sombreados, com substrato [terra] rico em matéria orgânica [uma parte em humus de minhoca serve]. Cobrir apenas levemente as sementes com substrato peneirado, e irrigar levemente 2 vezes ao dia. A emergência ocorre em 8-14 dias e a germinação das sementes frescas [novas] geralmente é superior a 60%. O desenvolvimento das mudas transplantadas para embalagens individuais é rápido, ficando prontas para plantio em local definitivo em menos de 5 meses. O desenvolvimento das mudas no campo é apenas moderado, podendo alcançar 3,5 metros aos 2 anos.”

Foto: Ramon Lamar de Oliveira Junior - julho/2011
Imagem obtida por Eva Macedo dos Santos e Renê Arnoux Silva Campos in: GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE IPÊ -AMARELO Tabebuia ochracea (Chamb.) Standl. (BIGNONIACEAE) EM DIFERENTES SUBSTRATOS
Consulte também o blog timblindim para mais informações: Clique AQUI.

5 comentários:

  1. Ramon, meu cunhado em Contagem tem um pé de Ipê branco em sua casa que fica lindão nessa época do ano, já tentei fazer mudas com as sementes mas não consegui. Quando for lá trago algumas para que tente germinar. Ele só não ganha do ipê amarelo, que é uma espécie de paixão nacional.

    Chicão

    ResponderExcluir
  2. Ôpa, traga sim que nós damos um jeito. O ideal é colher quando os frutos começam a abrir, como o da foto, ok?

    ResponderExcluir
  3. Ramon boa noite

    Meu nome é Clever. Quero agradece-lo pela aula de como germinar um semente tão sencivel como esta. Fiz varias coletas do fruto verde que coloquei para secar ao sol dentro de uma saco de papel ate elas abrirem e depois as guardei em vidro para planta-las ano que vem em um viveiro de mudas que estou para construir na fazenda. Gostaria de saber qual a epoca para planta-las, e quanto tempo elas poderam ser guardadas? Para outras arvores com sementes semelhantes o processo é o mesmo? Onde consigo na internet aulas como a sua para germinar sementes, tenho que reflorestar 8 hec. la na fazenda, é uma area de serra que não sera usada e que ira assegurar as minhas 4 nascentes na estiagem. Peço me envie a resposta para meu email fazendinhacoracaocaipira@gmail.com abraço fraterno

    ResponderExcluir
  4. Ramom, as semnetes de ipê perdem rapidamente água, o que inviabiliza quardá-las por muito tempo, o melhor é assim abrirem as vagens fazer rapidamente o plantio em sementeira, você pode colocá-las diretamente na areia e manter umido.

    ResponderExcluir
  5. mandei na Mensagem o Nome 'Ramon", mas na verdade estava me referindo ao Clever.

    meu nome é Sheila

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.