As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 6 de março de 2015

Extração irregular de cristais ainda é preocupação na Serra de Santa Helena

Pouca gente vê, mas o problema ocorre faz muito tempo e ainda persiste na outra encosta da Serra de Santa Helena. Cristaleiros vindos principalmente de cidades próximas aproveitam até as madrugadas para extrair cristais na Serra de Santa Helena. Com isso provocam um dano ambiental que pode provocar erosão, deslizamento de terra e até queimadas. 
A Secretaria do Meio Ambiente tem se mostrado atenta ao que vem acontecendo mas em suas diligências, feitas inclusive recentemente, não tem conseguido flagrar a ação dos cristaleiros. É necessário um apoio mais efetivo da Polícia Militar do Meio Ambiente pois não se sabe o tipo de reação que pode surgir num confrontamento com os cristaleiros.
Uma boa alternativa seria um convênio formal ou informal com o 4o GAAAe no sentido de patrulhar a área com os cadetes. Acredito que seria de grande valia pois assim como os cadetes precisam de treinamento em áreas de matas e de difícil acesso (como as íngremes encostas da serra) as encostas também precisam de uma vigilância que possa coibir essas ações.

Como chegar ao local, próximo às torres maiores da Serra de Santa Helena. Cerca de 1700 metros da Igrejinha, indo pela estrada de terra. (Google Earth)
Imagem obtida no Google Earth, mostrando a devastação na encosta oeste da Serra de Santa Helena.
Essa foto e as próximas foram obtidas pela bióloga Luciana dos Anjos, mostrando a devastação feita pelos cristaleiros.


4 comentários:

  1. Olá, Ramón
    Estou muito ligada em assuntos espirituais e de energia, então vejo que dia a dia a utilização de cristais aumenta.
    Fala-se muito dos poderes deles; e como são muito bonitos, são muito desejados por todos.
    Mas de uns tempos para cá, comecei a pensar no impacto dessas extrações e se a extração desses cristais não vai contra a idéia de preservação ambiental
    Então, nas pesquisas, encontrei seu blog e pensei que voce poderia me ajudar com informações ou links a respeito do assunto
    Grata desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, não conheço nenhum link a respeito do assunto. Mas pelo que sei, em sua maioria, a exploração dos cristais é quase predatória. Muitas vezes ocorre de forma clandestina e alguns "barões" ganham muito às custas do risco de muitos trabalhadores que não possuem o menor apoio ou segurança. Realmente é um contrassenso que tanta boa energia seja cercada de negatividades. Por isso, creio eu, que mais valor tem aquele cristal mesmo pequeno e um pouco imperfeito que encontramos jogado entre os cascalhos... não deve carregar nada que o contamine em sua pureza. Abraços!

      Excluir
    2. Olá! Também me interesso em estudar mais sobre o assunto. Qual órgão fiscaliza a mineração ilegal, o Ibama? Ótimo post, obrigada.

      Excluir
    3. Gabriela, é o DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral). Mas o IBAMA também pode interferir nos casos de danos ao meio ambiente (assoreamento de cursos d'água, corte de vegetação... etc.). Mas o "responsável" mesmo é o DNPM. Abraços.

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.