As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 30 de setembro de 2012

Vendo e fotografando a ISS (Estação Espacial Internacional)

Finalmente, graças ao aplicativo ISS Detector (do celular) e ao software Stellarium (ambos gratuitos) consegui avistar e fotografar a ISS (Estação Espacial Internacional). A foto não ficou grandes coisas, mas é a primeira que consigo. Da próxima vez espero contar com a experiência para melhorar conseguir uma imagem melhor.

Hoje às 19h.49min. (Foto: Ramon L. O. Junior)
A previsão da passagem da ISS conforme o software Stellarium, no exato momento:


ACRÉSCIMO: Nova tentativa no dia 01/out/2012 às 18h.57min. Agora com a exposição mais prolongada (um minuto) foi possível seguir grande parte da trajetória da ISS.

A trajetória da ISS em um minuto de exposição (observe que os outros corpos também "mudam" de posição como efeito da exposição prolongada). A linha é a passagem da ISS que reflete a luz do Sol. Abaixo a imagem do software Stellarium correspondente ao mesmo momento em que foi feita a foto acima. (Foto: Ramon L. O. Junior)
 

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS1.: Sem usar um aplicativo desses, fica complicado ver a ISS. Muitas vezes ela passa na sombra da Terra, então não é visível pois o princípio da visualização é a reflexão da luz do sol. Por isso que normalmente podemos vê-la logo depois do crepúsculo ou pouco antes do alvorecer. E se o céu estiver nublado, necas... O site http://www.heavens-above.com/ também é excelente, mas em todos os casos, não esqueça de calibrar o local de observação para a sua cidade (ou localização geográfica).

PS2.: Agora vamos tentar observar o Flash do Iridium (Iridium Flares)!!!

6 comentários:

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.