As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Jacarandá-mimoso

O jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia, família Bignoniaceae) é confundido por algumas pessoas como sendo o "ipê roxo". Trata-se de um engano pois não é um ipê. Mas como floresce na mesma época e é roxo mesmo (ao contrário do ipê roxo que é de um rosa escuro), daí vem a confusão.
Esse da foto está na Serra de Santa Helena, bem atrás da Igreja.



Lembro quando havia vários jacarandás desse tipo na Lassance Cunha. Com o tempo foram sendo cortados e não substituídos. Aquela história de "vamos cortar porque está ameaçando cair". Oras, árvores caem mesmo. Mas a questão é que não se plantou nada no lugar. Então não era porque estava ameaçando cair... era porque estava "atrapalhando". Um dos últimos a ser cortado foi na esquina com a Teófilo Otoni, aquela esquina onde hoje está a Biblioteca Municipal.
O fruto do jacarandá-mimoso é muito característico e se você o observar não terá dúvida sobre de que planta estamos falando.

Fruto do jacarandá-mimoso no Atlas de Botânica, em www.nucleodeaprendizagem.com.br.
Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Abaixo um texto sobre a árvore, modificado a partir do site www.jardineiro.net
"O jacarandá-mimoso é uma árvore decídua a semi-decídua, de floração muito exuberante. Seu porte é pequeno mas pode alcançar até 15 metros de altura. O caule é um pouco retorcido, com casca clara e lisa quando jovem, que gradativamente vai se tornando áspera e escura com a idade. Sua copa é arredondada a irregular, arejada e rala. Suas folhas são opostas e bipinadas, compostas por 25 a 30 pares de pequenos folíolos ovais, de coloração verde-clara acinzentada.
No inverno, o jacarandá-mimoso perde suas folhas, que dão lugar as flores na primavera. Suas flores são duráveis, perfumadas e grandes, de coloração azul ou arroxeada, em forma de trompete e são arranjadas em inflorescências do tipo panícula. A floração se estende por toda a primavera e início do verão. Os frutos surgem no outono, são lenhosos, deiscentes e contém numerosas e pequenas sementes.
É uma árvore maravilhosa para a arborização urbana, caracterizada pela rusticidade, floração decorativa e crescimento rápido. Pode ser utilizada na ornamentação de ruas, calçadas, praças e parques, pois suas raízes não são agressivas. É largamente utilizada no paisagismo, adornando pátios e jardins residenciais ou públicos, filtrando moderadamente a luz do sol. Muitos países utilizam o jacarandá-mimoso na arborização de grandes cidades, entre estes podemos citar a Argentina, Brasil, África do Sul, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Itália, Espanha e México, entre outros.
Sua madeira é de excelente qualidade e apresenta cor rosada muito apreciada. Ela é empregada, por exemplo, na indústria moveleira, pisos laminados e em aplicações no interior de automóveis de luxo.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado no primeiro ano após o plantio. Adapta-se a uma ampla variedade de locais, mas aprecia o clima subtropical. Quando jovem, não tolera frio excessivo, mas torna-se mais resistente ao frio com o tempo. Não necessita podas ou qualquer tipo de manutenção. Não tolera secas prologadas, ventos fortes ou a salinidade no solo. É resistente à poluição urbana moderada e à maioria das enfermidades. Multiplica-se por sementes."

2 comentários:

  1. gostaria de saber onde adquirir uma muda, para plantar na calçada da casa. Ela não deve ser pequena, para evitar que a roubem ou matem: pelo menos meio metro de altura.
    sylviaroriz@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é difícil de ser encontrada. Floras ou hortos devem possuir com facilidade. Aconselho uma muda de 2 metros de altura, com caule bem reto.

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.