As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

E o fogo voltou...

Ontem, 11/set/2012. Fogo próximo à Gruta Rei do Mato (A - combatido pelos brigadistas da Gruta Rei do Mato com o apoio do carro-pipa enviado pela Brennand Cimentos) e entre o UNIFEMM e o Shopping (B). Cliquem nas imagens para ampliar.
Hoje, por volta do meio-dia. Vários focos na região da Fazenda Arizona.
Agora, 19h.30min. do dia 12/set/2012. Observe o foco (bem no canto direito da foto) que já veio da parte de trás da Serra onde fez um grande estrago. Combatido por brigadistas da ADESA e voluntários que compareceram ao local. Max Tadeu relatou no Facebook: "Infelizmente o fogo ganhou. Já está dando para ser visto aqui de baixo. Éramos 7, mas a água lá não foi suficiente e só com os abafadores não deu. Agradecimento especial ao Reynaldo que foi 'batizado' hoje no combate como voluntário, e os mesmos de sempre: Sílvio Linhares, Gustavo Ganzaroli e Marcelo França, e mais dois camaradas que no momento não lembro o nome." 
O mesmo foco anterior em imagem ampliada. Postou também a Aline Abreu no Facebook: "Pelo que fui informada, o fogo ainda está bem alto e o incêndio atinge grandes proporções. À noite, não há o que ser feito, apenas assistir a devastação da nossa serra... O carro pipa solicitado no ínício da tarde foi chegar só agora... agora é esperar amanhã e ver o estrago. Triste demais... Obrigada aos brigadistas que se esforçaram para contornar a situação debaixo de um sol escaldante e um calor infernal. Vocês são heróis!"
22h.30min. de 12/set/2012. Continua se alastrando fortemente na frente da Serra de Santa Helena. Impossível combater. As previsões não são nada otimistas. Se o fogo mantiver essa linha, com a ajuda do vento, amanhã cedo a maior parte da frente da Serra estará queimada. Sempre há a possibilidade do fogo parar em algum ponto. Há áreas de vegetação mais densa que podem, com muita perda de vegetação, pararem o fogo.
Realmente, a situação mostra-se com a mesma estampa dos dois anos anteriores. Alguns relatos dão conta de vários focos surgindo ao mesmo tempo, inclusive um foco dentro da mata. Isso reforça a ideia de "alguém colocando fogo"
No momento, só resta registrar as imagens e torcer para o vento mudar e o fogo extinguir-se naturalmente. 

Ramon L. O. Junior

PS.: O incêndio parece ter terminado por volta das 1h.30min. ao atingir uma ravina com vegetação mais densa, já no dia 13/set/2012.

2 comentários:

  1. "Mas é a mesma coisa, todo ano..."
    Espere aí! Esse lance de APA, então, é uma farsa!
    Quem aqui conhece o VAPA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, entendo sua indignação. Mas não é pelo fato de ser APA que está protegido completamente, vacinado e imerso em água benta. Até os Parques Nacionais estão sujeitos a ações de inescrupulosos que ateiam fogo em horários e locais que tornam o acesso e o combate complicado. Proteção de área por decreto não existe! O que protege a área é o resultado de várias ações, dentre elas a conscientização ambiental. Quando um proprietário de terras na região ainda acha que queimada é uma forma correta de tratar seu solo, pouco há que fazer.

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.