As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Regulamentação da APA Serra de Santa Helena e segurança pública

Acabo de ler matéria de capa em um jornal local sobre a questão da segurança na Serra de Santa Helena. Percebi uma certa inversão nas colocações. Advoga-se que é preciso melhorar a segurança da Serra antes de se pensar na regulamentação da APA. Na verdade, o caminho é na outra direção, com a regulamentação da APA, a região continua a contar com o patrulhamento da Polícia Militar (como vi duas vezes lá no último sábado, na parte da manhã e na parte da tarde) e passaria a contar com as ações mais efetivas da Polícia de Meio Ambiente. Quem esteve na Audiência Pública da APA, percebeu nas palavras do Sargento Mendes, como a Polícia do Meio Ambiente pode ser ainda mais ativa na área. 
Aliás, já defendi AQUI no blog que a sede da Polícia de Meio Ambiente deveria passar para o alto da Serra de Santa Helena, onde poderiam atender facilmente as ocorrências da área e teriam fácil acesso à perimetral, ou seja, ao restante da cidade.
Em relação aos incidentes ocorridos e relatados no jornal - especialmente do fim-de-semana de 9-10 de junho último - tenho um questionamento: em quais trilhas as pessoas estavam se movimentando quando foram abordadas? Obviamente que as pessoas podiam estar em locais adequados e mesmo assim serem vítimas de assalto. Esse é um problema geral. Nosso (e não só o nosso) contingente policial efetivo não mostra-se onipresente na cidade. Quantas pessoas já não foram assaltados à luz do dia no centro da cidade? Mas evidentemente, ao nos afastarmos de locais adequados (ou de horários adequados) o risco aumenta muito. Estou perguntando sobre o local da ocorrência porque tenho visto muitas pessoas usando trilhas "alternativas" apenas para não pagar ingresso para entrar no Parque da Cascata (R$ 2,00 ou R$ 1,00 para estudantes).
Observem na foto abaixo, obtida no último sábado por volta de meio-dia, quatro pessoas (descaracterizadas e assinaladas pelas setas vermelhas) correndo riscos ao desviarem da estrada para passar em meio a regiões de vegetação densa, sem a menor proteção para o cidadão (já que algumas propriedades na área nem cercas possuem), onde qualquer meliante pode ficar à espreita. E não só riscos com meliantes, mas também com animais peçonhentos ou outros tipos de acidentes.

Sábado, 16 de junho de 2012, 11h. e 40min. [Clique na imagem para ampliar.] Pessoas se arriscam ao percorrer rotas "alternativas" para subida ou descida da Serra de Santa Helena.
No mais, quero crer que a matéria tenha sido pensada como um alerta para as pessoas. Seria interessante que o jornal também tivesse citado algumas regras básicas que servem nesses locais e nessas situações: usar os caminhos e trilhas demarcados e por onde passa a polícia ou um maior número de veículos e pessoas, não andar em grupos pequenos, não levar objetos de valor, manter a calma sem reagir de forma agressiva.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Ramon, tudo bem?
    Saiba que estou de pleno acordo com seu ponto de vista. Todas melhorias, seja Segurança ou melhor estruturação daque região tão importante para Sete Lagoas, tem que começar antes pela Reulamentação!
    Acredito que muita gente ainda não entendeu a importancia de ser regulamentado os ambientes relacionados para APAs.
    Abraço;
    Zé da ENA

    ResponderExcluir
  2. De fato, Ramon - a regulamentação é um dos caminhos para se resolver a questão da segurança na região, uma vez que a partir do Plano de Manejo poderão ser definidos, inclusive, trilhas alternativas (para amantes de aventura) determinando e estruturando sua logística de uso.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.