As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 9 de junho de 2012

Do Facebook para o Blog: o bulevarsantahelena

Desta vez o caminho foi inverso. Um comentário (na verdade vários) lá do Facebook precisou ser trazido para o blog. Desde ontem estou tendo um péssimo dia, vendo que as conversas de sábado passado foram atropeladas por publicação de imagens antigas do projeto do bulevar nos jornais locais. Será que teremos mesmo um novo projeto? Será que APPs precisam ser garbosamente chamadas de Parque da Serra e Corredor Ecológico quando na verdade são apenas exigências legais? Não seria melhor colocar que são Áreas de Preservação Permanente conforme solicita a legislação?
* Agora virou ofensiva de matérias pagas sobre o Boulevard Santa Helena nos jornais locais. Todos endeusam o empreendimento. Não estão vendo defeitos? Vou listar alguns. Afinal de contas parece que não vai sair outro projeto coisíssima nenhuma. Para que gastar dinheiro (e também papel e tinta) mostrando o projeto antigo?
Imagem publicada nos folhetos recentes e nos jornais locais. As indicações em vermelho (feistas por mim) mostram as APPs, áreas geologicamente sensíveis e o Cerradão que deverá dar lugar a centenas de lotes. Não seria mais correto falar que o PARQUE DA SERRA DE SANTA HELENA é uma área de Preservação Permanente, exigida pela legislação. Da forma que está, para quem não conhece o local, dá ideia de altruismo dos empreendedores. Aliás, bem que podiam mostrar o projeto em perspectiva e não na imagem chapada.

* O PARQUE DA SERRA DE SANTA HELENA, de 1,7 milhão de metros quadrados é a encosta da serra. Área de Preservação Permanente, APP, portanto não é favor algum preservá-la, é obrigação por lei.
* A ÁREA INSTITUCIONAL (áreas da prefeitura dentro do empreendimento, mas que são destinadas para implantação de equipamentos públicos, tais como hospitais e escolas) está na encosta da serra, portanto na APP e parte dela, ao lado da perimetral encontra-se sobre terreno geologicamente instável. Aí, no futuro, pode-se "desafetar" a área institucional e tome lote na encosta da serra. Nunca se sabe com a Câmara-a-jato, não é mesmo?
* O que se chama de "Corredor Ecológico" é apenas a preservação da APP do Córrego do Diogo (obrigatório por lei). Corredor ecológico é uma faixa de vegetação que liga grandes fragmentos florestais ou unidades de conservação proporcionando à fauna o livre trânsito entre as áreas protegidas e, consequentemente, a troca genética entre as espécies. Aquele "corredor" ali está ligando quais unidades de conservação?
* As áreas comerciais e áreas residenciais abaixo da perimetral estão em áreas sensíveis onde a água aflora a 1,5 metros de profundidade, como foi falado por populares que moram na área e se manifestaram na Audiência do Parque Estadual.
* Sem áreas institucionais utilizáveis, onde ficarão hospitais (ou postos de saúde), escolas, bases policiais? Ou ninguém lá precisará de atendimento, estudo ou proteção? Ah... para isso podemos usar o centro da cidade ou mesmo Belo Horizonte, não é mesmo?
* A área residencial próxima ao Shopping encontra-se sobre um cerradão bem preservado com inúmeras espécies nativas e imunes de corte.
* As duas áreas residenciais acima da perimetral (e a abaixo também) encontram-se sobre as principais áreas de recarga do aquífero na região. Impermeabilização ou lançamento de águas contaminadas pela atividade humana nessas áreas sensíveis poderá diminuir a recarga ou contaminar os lençóis.
* Os resultados dos estudos de Geotecnia, Hidrogeologia, Eletrorresistividade e Arqueologia/Espeleologia já estão à disposição de todos os interessados? Será que todos poderão ver onde estão as áreas sensíveis do subsolo? Será que a área do cerradão também vai ser analisada nos estudos de eletroressistividade?
* "Passagens projetadas para animais fazerem a travessia das vias em total segurança, em passeios e vegetados e arborizados." Por lá transitam animais como lobos guará e jaguatiricas, sabiam?
* "Está sendo terminada a primeira versão revisada do projeto do Boulevard Santa Helena." Mas está sendo divulgada maciçamente a versão antiga. Será que todos os aspectos levantados acima serão corrigidos? Ou são "inverdades"?
* Ah, antes que eu me esqueça, onde está o curso d'água do "Chuveirinho"?
[Clique para ampliar e veja o córrego que sumiu...]
* O "novo projeto" tem que contemplar e resolver todas essas dúvidas. Matéria paga, capa de jornal, não resolvem os problemas. Estamos aguardando, mas não estamos vendo sinalização positiva por parte do empreendimento. Afinal de contas, era de se esperar o "novo projeto" e não essa ofensiva nos jornais e panfletagem com esse projeto "antigo" até na Audiência Pública. Lamentável!!!
Desculpem, mas estou muito chateado. Falei em diálogo, compareci ao diálogo, fiz de tudo para que a tal "solução dialogada" surgisse... e recebo essas surpresas nos jornais locais.

7 comentários:

  1. Seu olhar estava me dizendo alguma coisa... Calma meu amigo... Parece que teremos acesso ao novo projeto (já nos desgastamos demais)... Agora pausa para refletirmos... Estamos todos juntos pela Serra, mas meu coração me diz para confiarmos (não é possível que ele esteja me enganando tanto)... Amanhã é domingo e sua família o aguarda inteiro...Isto sim, vale muito a pena!!! Fique em paz meu amigo, fique em paz...

    ResponderExcluir
  2. Irmã,
    obrigado pelas palavras de apoio.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Curti demais o "irmã"...
    Mas só aprovarei o parentesco, se for o irmão mais velho viu???srsrrs..
    Abraços meu irmão

    ResponderExcluir
  4. o que eles estao fazendo é realmente tentar convencer que aquela área nao é UTIL para Sete Lagoas.o que querem é demonstrar que o empreedimento vai ser um "presente " PARA SETE LAGOAS.Eles ,inclusive estao soltando alem das materia pagas (decepção com o 7 DIAS! )tambem folders como se o empreendimento fosse "as mil maravilhas". Nesses folders eles nao delimitam cada lote , cada área, pq sabem que causariam um impacto negativo. ACHO UMA AFRONTA Á POPULAÇÃO DE SETE LAGOAS ESSE PROJETO.UMA AFRONTA À NOSSA INTELIGENCIA !!! nao acho que deveria existir acordo , existir ajuste em projeto nao . PRECISAMOS DA ÁREA TODA PRESERVADA ! SETE LAGOAS PRECISA E MERECE UM PARQUE !!!

    ResponderExcluir
  5. Atendendo ao pedido da população de Sete Lagoas, o empreendimento Boulevard Santa Helena está desenvolvendo mecanismos para divulgar de forma transparente todas as etapas do projeto.

    Para isso, os gestores contrataram serviço de assessoria de imprensa e estabeleceram contato com os meios de comunicação. Certamente é a melhor estratégia para atingirmos nosso objetivo, que é desmistificar informações equivocadas com ética, de forma democrática e ativa.

    A imprensa está acompanhando os fatos de forma espontânea, com o intuito de atender a demanda por informações. O contexto atual pede esse diálogo, e os veículos precisam noticiar o que está acontecendo na cidade. É um processo natural, condizente com o contexto atual.

    Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

    https://www.facebook.com/boulevardsantahelena

    ResponderExcluir
  6. Atendendo ao pedido da população de Sete Lagoas, o empreendimento Boulevard Santa Helena está desenvolvendo mecanismos para divulgar de forma transparente todas as etapas do projeto.

    Para isso, os gestores contrataram serviço de assessoria de imprensa e estabeleceram contato com os meios de comunicação. Certamente é a melhor estratégia para atingirmos nosso objetivo, que é desmistificar informações equivocadas com ética, de forma democrática e ativa.

    A imprensa está acompanhando os fatos de forma espontânea, com o intuito de atender a demanda por informações. O contexto atual pede esse diálogo, e os veículos precisam noticiar o que está acontecendo na cidade. É um processo natural, condizente com o contexto atual.

    Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

    https://www.facebook.com/boulevardsantahelena

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.