As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 11 de junho de 2013

O lixo é sempre coletável? Limpou, tá novo? (Mais sobre a questão do lixo na Serra de Santa Helena.)

(ESCLARECIMENTO: Fui obrigado a "ressuscitar" esta postagem depois da que ouvi, vindo de dentro da prefeitura: que a sujeira após a festa da Serra de Santa  Helena não é problema ambiental... pois a prefeitura foi lá e varreu tudo depois. DEVE TER VARRIDO TAMBÉM AS DEZENAS DE LITRO DE ÓLEO DE FRITURA QUE SE INFILTRARAM NO TERRENO! DEVE TER VARRIDO UM POUCO DE EDUCAÇÃO PARA DENTRO DE QUEM SUJOU A SERRA E NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O MEIO AMBIENTE QUER SEJA NATURAL OU URBANO! DEVE TER VARRIDO SEM GASTAR UM CENTAVO DOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS! FRANCAMENTE!!! QUE DESPREPARO!!!)

Muitas pessoas têm discutido as fotos postadas aqui no blog e pelo MUTIRÃO CIDADANIA sobre o lixo gerado na Festa da Serra de Santa Helena, ocorrida na última semana. Geralmente, as pessoas se dividem entre aquelas que condenam totalmente a quantidade de lixo gerada (me incluo entre essas pessoas) e aquelas que acham que é "um exagero, pois é só varrer e coletar o lixo". 
A questão fundamental é que o segundo grupo de pessoas (as que acham que "limpou, tá novo!") não estão conseguindo captar a dimensão do problema. Não as culpo, trata-se de ignorância (no sentido de ignorar ou não ter conhecimento) a respeito do tal lixo espalhado. Como todos os habituais frequentadores do blog sabem, sou biólogo e professor, portanto a preocupação com a educação ambiental é uma constante aqui no blog. Posso enumerar alguns aspectos, ilustrando-os com fotos e um vídeo, espero que fique mais didático e fácil de entender. 

1) CERTOS LIXOS NÃO TÊM COMO SER RECOLHIDOS! É o caso dos poluentes que se infiltram no solo, como o óleo de fritura usado que é descartado no chão. Esse óleo infiltra no solo e, no caso específico, está contaminando nossa "caixa d'água", ou seja, a área de recarga dos nossos lençóis subterrâneos. Dessa forma, coloca-se, ano após ano, um tipo de poluente que pode contaminar as inúmeras nascentes da Serra de Santa Helena. Sem contar o risco sobre o aquífero mais profundo, de abastecimento da cidade.

 Fotos: Marta Villefort

2) ALGUNS LIXOS ALIMENTAM O FOGO DURANTE OS INCÊNDIOS NA ENCOSTA DA SERRA DE SANTA HELENA! Papel e plástico ajudam a aumentar a intensidade do fogo em alguns pontos, dificultando o combate e aumentando a temperatura por mais tempo junto às árvores da encosta. No caso específico dos incidentes da última semana, encontramos as caixas de papelão usadas para a distribuição dos copos plásticos de água durante a subida da procissão, os próprios copos plásticos e os "canudos" de papelão dos fogos de artifício jogados na mata. Esse tipo de lixo é frequentemente esquecido pela "limpeza pública" que só remove o lixo das ruas e calçadas.


 Fotos: Ramon L. O. Junior

3) LIXOS QUE COLOCAM EM RISCO OS BRIGADISTAS QUE VÃO COMBATER OS INCÊNDIOS NA ENCOSTA DA SERRA DE SANTA HELENA! Nessa categoria estão as garrafas de vidro. Inúmeras garrafas e seus cacos foram coletadas na encosta da serra e muitas outras ainda devem estar por lá. Também não são alvo da "limpeza pública", mas podem provocar sérios ferimentos nos brigadistas e também, é claro, nos animais em fuga dos incêndios e nas crianças que, inadvertidamente brincam na área. 

Foto: Ramon L. O. Junior

4) OS PEQUENOS LIXOS QUE PODEM SER INGERIDOS POR ANIMAIS, PROVOCANDO SUA MORTE! São papéis de bala, tampinhas, fragmentos de plástico ou de vidro... materiais brilhantes que atraem os pássaros e outros animais e podem por eles ser ingeridos. Isso encontramos por toda parte. No caso da Serra de Santa Helena, ainda chama atenção a enorme quantidade de preservativos (evidentemente usados) encontrados em alguns locais. Abaixo, o link para um vídeo onde são registradas as mortes de aves marinhas pela ingestão de lixo desse tipo... chocante. São apenas 4 minutos do seu tempo. Vale a pena ver.


E então? Deu para entender toda a nossa preocupação com o lixo? E nessa conversa não paramos para discutir a questão do lixo que armazena água e serve como local de proliferação dos mosquitos transmissores de doenças (como a dengue, né?). É isso.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

TURISMO, CULTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVEM ANDAR DE MÃOS DADAS!

Um comentário:

  1. http://www.bluebus.com.br/greenpeace-criou-1-comercial-para-a-coca-cola-q-nunca-seria-aprovado-pela-marca/ Aproveita o gancho!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.