As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Comemorações do Aniversário da Cidade, uma comparação.

Ano passado: 142 anos

01) 8 horas, com hasteamento de bandeiras na Praça do CAT JK, centro da cidade
02) 15 horas, o prefeito Maroca assina, no gabinete, convênio para a Feira de Artes e Artesanato, que terá novas barracas e banheiros químicos
03) 19 horas será aberta exposição comemorativa dos Grupos de Folias e Reis e Pastorinhas de Sete Lagoas, no Centro Cultural Nhô Quim Drumond Casarão
04) 19h45 será reinaugurada a Fonte Luminosa da Lagoa Paulino
05) No próximo domingo (29), numa parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário de Sete Lagoas (UniFEMM), acontece o 1º Passeio Ciclístico do UniFEMM, no Parque Náutico da Boa Vista.

Este ano: 143 anos
 
01) 19/11 - 19h – Apresentação do Grupo de Chorinho Arabiando, de Recife-PE, na Feira de Artes e Artesanato (Feirinha)
02) 20/11 - 9h - Centro Cultural Casarão / Literata – Comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra – Apresentações artísticas.
03) 20/11 - 15h – Inauguração de placa comemorativa pelo centenário do escritor João Guimarães Rosa. Local: Avenida Guimarães Rosa, em frente ao Clube do 4º GAAAe. Saída de Cavalgada Festiva em direção ao Centro Cultural Casarão / Literata
04) 21/11 - 9h - Apresentação artística na Feira da Boa Vista.
05) 22/11 - Entrega de reformas das unidades de Saúde.
06) 23/11 - Assinatura de convênio do “Novo Polo Industrial de Sete Lagoas” entre Prefeitura de Sete Lagoas, Governo de Minas e Iveco no Palácio Tiradentes - Cidade Administrativa.
07) 23/11 - Parceria entre Prefeitura de Sete Lagoas, Governo de Minas e Cemig lançando a instalação da primeira Usina Solar da América Latina em Sete Lagoas. Palácio Tiradentes - Cidade Administrativa.
08) 24/11 - 14h – Entrega de novos veículos e ambulâncias. Praça Francisco Sales na Orla da Lagoa Paulino.
09) 24/11 - 19h – Prefeito recebe o Papai Noel e inaugura o Natal de Luz na Alameda Euro Andrade na orla da Lagoa Paulino, com a Banda União dos Artistas e Coral Santa Cecília.
10) 25/11 - 18h – Quinta na Praça Especial – show Encanto Negro, com participação de Carlos Saúva, Mercês Bertoldo e Aílton de Castro, pela 2ª Semana da Consciência Negra de Sete Lagoas
11) 26/11 - 19h30 – Show 143 anos de Sete Lagoas, com Anderson Mota e Banda e convidados, na Feira de Artes e Artesanato (Feirinha)
12) 27/11 - Encerramento: 9h às 17h – Governo Itinerante, reunindo serviços de utilidade pública, atendimentos à comunidade, atrações artísticas, brincadeiras para a criançada na Praça da Arara, bairro Orozimbo Macedo.



Numa comparação, algumas perguntas:

a) Ano passado, a comemoração foi fraca mesmo ou é impressão minha?
b) Em 2010 nem precisaremos de hasteamento de bandeiras (deve acontecer, é claro) e passeio ciclístico para "engordar" o evento?
c) Alguns eventos de 2010 (02, 05, 06, 07, 08 e 10) não estão no rol apenas por conveniência, ou coincidência de datas, ou seja, sem relação alguma com o Aniversário da Cidade? Não estou afirmando que não sejam acontecimentos importantes, apenas que não ocorrem em função do aniversário da cidade. A mesma coisa do evento 02 do ano passado, que só se concretizou (parcialmente, né) mais de 6 meses depois.

PS.: Aliás, como anda o projeto "Sete Lagoas - Cidade do Futuro", da CEMIG, tão comemorado no final do ano passado?

Dúvidas de: Ramon Lamar de Oliveira Junior

3 comentários:

  1. O evento nº3: Inauguração de placa comemorativa (feito com 2 anos de atraso). Dê uma passada pelo local e perceba a falta de cuidado do canteiro, nenhuma sinalização da homenagem. Será que ninguém ficou com vergonha? Eu fiquei!

    ResponderExcluir
  2. Tem gente que a cara queima. E tem gente que nem percebe essas coisas. Já foram devorados pelo automatismo da vida, já não se importam se fazem porque precisa ser feito ou porque deve ser feito para dar uma notinha no jornal. Lamentável, como quase tudo. Minha desesperança em ver a cidade ter rumos sérios só aumenta.
    Peço a ajuda dos amigos para não me deixar desanimar já na segunda metade da vida.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Certa vez, critiquei uma placa do Memorial Zacarias, colocada pelo antigo PROMOVE da rua Vila Lobos, nos fundos do Casarão Municipal, mais precisamente no Anfiteatro, que a tudo assiste mudo, cego e surdo. Na placa, poucos meses depois estava escrito ainda Z car as, ou invés de ZACARIAS, pois faltavam o A e o I. Senti todos os olhos me fuzilando, pois ao criticar abortei novos projetos de fachada, desses que começam e nunca acabam e só servem para comprar placas, faixas, salgadinhos, tubainas e cervejas das piores marcas e alguém embolsa o resto do dinheiro.
    Acho que estraguei o dia de muitas pessoas, que deixaram de conversar comigo e viraram inimigos. Mas até hoje, parece que a lição não serviu para nada, pois não homenagearam o ZACA como merecia, ou pelo menos, como divulgava a cidade para os quatro cantos do Brasil.
    Moral da História: Parece que gostar da cidade é pecado mortal e nós que realmente somos setelagoanos e não "rinocerontes" de fora como meu pai dizia aos migrantes, é que estamos errados!!!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.