As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

GUIA DO CANDIDATO AO ENEM: DETALHES E DICAS SOBRE OS DIAS DE PROVA

  • Prepare-se com seu COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO e DOCUMENTO DE IDENTIDADE.
  • Não faça um almoço "pesado" antes da prova.
  • Chegue ao local de provas uma hora antes do exame (meio-dia no fuso horário de Brasília).
  • Leve pelo menos 3 canetas preta de material transparente. Teste-as antes.
  • Leve lápis e borracha também (nunca se sabe se uma liminar no dia da prova irá permitir o uso desses materiais... a esperança de sanidade é a última que morre).
  • Leve uma garrafinha de água (pode ser que falte água no local de prova ou fique demorado para ir lá, enfrentar fila e beber um gole só).
  • Leve um lanche simples: barra de cereais, chocolate ou balas. Talvez uma fruta (maçã ou banana), se for sua preferência.
  • Use protetor solar no primeiro dia e repita no segundo dia, caso seu lugar designado em sala sofra forte incidência de sol.
  • Antes de preencher a folha de respostas confira se é realmente a sua folha. Confira o nome, o número de inscrição e o documento de identidade. Pode ser que algum homônimo ("xará") esteja na sua sala e se as folhas forem trocadas será um problemão sem conserto.
  • No segundo dia de provas, faça a redação primeiro e passe-a a limpo. Isso é importante pois fazer a redação no final, de cabeça cansada, é um desastre garantido. Redação vale muito.
  • Em relação às provas objetivas, comece por aquela que tem mais conhecimento ou mais facilidade mas não hesite em "pular" questões que estejam consumindo muito tempo de resolução. O importante é manter uma média de acertos.
  • Transcreva as respostas para a folha de respostas com muita calma. Aliás, cuidado para não amassar, rasurar ou rasgar sua folha de respostas.
  • Conforme o comprovante de inscrição, o telefone celular desligado e equipamentos eletrônicos devem ser guardados no saco porta-objetos, que deverá ser lacrado e identificado.
  • QUALQUER ANORMALIDADE QUE OCORRER COM SUA PROVA DEVE SER ANOTADA NA FOLHA DE OCORRÊNCIAS QUE EXISTE EM CADA SALA: ERROS DE IMPRESSÃO NA PROVA, MANCHAS NA FOLHA DE RESPOSTAS... QUALQUER COISA QUE POSSA IMPLICAR NA SOLICITAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE NOVO EXAME (JUNTO COM AS PROVAS DO SISTEMA PRISIONAL). A FOLHA DE OCORRÊNCIAS É A ÚNICA GARANTIA QUE SUAS RECLAMAÇÕES PODERÃO SER ATENDIDAS. O APLICADOR PODE ATÉ CHORAR SANGUE, MAS ISSO DE NADA VALERÁ. EXIJA A ANOTAÇÃO DAS OCORRÊNCIAS.
Dicas: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Um comentário:

  1. "Leve lápis e borracha também (nunca se sabe se uma liminar no dia da prova irá permitir o uso desses materiais... a esperança de sanidade é a última que morre)." Ainda bem que alguém também pensa assim! Não entra na minha cabeça o motivo de não puder usar lápis. Ninguém vai passar o gabarito com ele (eu espero). Atrapalha na redação e nas contas, e faz uma grande diferença para quem está nervoso.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.