As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Emissões de CO2 dos combustíveis fósseis e a questão do aquecimento global.

Para entender a influência do homem nos processos climáticos no planeta, basta analisar os dados abaixo referentes ao balanço entre formas de produção e de drenagem do gás carbônico atmosférico.
Claro que as florestas e oceanos produzem gás carbônico, mas eles são sistemas renováveis, ou seja, consomem de volta esse mesmo gás. 
Entretanto, ao queimarmos os combustíveis fósseis estamos lançando um carbono que estava aprisionado desde 300.000.000 de anos atrás no subsolo, afastado da ciclagem da matéria. Esse carbono, na forma de gás carbônico e outros gases tem efeito na absorção da radiação infravermelha e aquecimento da atmosfera.

Média das emissões e absorções de CO2 em torno de 1750. Dados em Gigatoneladas de CO2 (GtCO2). Emissão líquida para a atmosfera = 0 GtCO2.

Média das emissões e absorções de CO2 entre 2000 e 2008 (com a drenagem ajustada para fazer o balanço dos valores). Dados em Gigatoneladas de CO2 (GtCO2). Observem também as mudanças de uso do solo.Emissão líquida para a atmosfera = 15,2 GtCO2.

Na imagem abaixo, enviada pelo Antônio Claret, a "discordância" da "maioria dos cientistas" em relação ao aquecimento que estamos vivenciando:

Observem, principalmente o tal "aquecimento" da década de 1940, tão citado como "prova que  hoje não está acontecendo nada de mais relevante". Vejam como tal aquecimento é insignificante em vista do que se observa a partir de 1980.
Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.