Para entender a influência do homem nos processos climáticos no planeta, basta analisar os dados abaixo referentes ao balanço entre formas de produção e de drenagem do gás carbônico atmosférico.
Claro que as florestas e oceanos produzem gás carbônico, mas eles são sistemas renováveis, ou seja, consomem de volta esse mesmo gás.
Entretanto, ao queimarmos os combustíveis fósseis estamos lançando um carbono que estava aprisionado desde 300.000.000 de anos atrás no subsolo, afastado da ciclagem da matéria. Esse carbono, na forma de gás carbônico e outros gases tem efeito na absorção da radiação infravermelha e aquecimento da atmosfera.
Média das emissões e absorções de CO2 em torno de 1750. Dados em Gigatoneladas de CO2 (GtCO2). Emissão líquida para a atmosfera = 0 GtCO2. |
Na imagem abaixo, enviada pelo Antônio Claret, a "discordância" da "maioria dos cientistas" em relação ao aquecimento que estamos vivenciando:
Ramon Lamar de Oliveira Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.