As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 21 de outubro de 2012

"Chuva de Meteoros": o máximo é hoje!

Daqui a pouco, a partir das 21:30 horas, inicia-se o pico da chuva de meteoros nas proximidades da constelação de Órion. A constelação de Órion é popularmente conhecida pela presença do "cinturão de Órion", formado por três estrelas próximas quase alinhadas visualmente, conhecidas como "As Três Marias". 
Pois bem, por volta das 21:30 horas até a 1:00 da madrugada de amanhã, a Terra estará atravessando uma região do espaço com fragmentos de uma passagem do Cometa Halley. Estes fragmentos entram em nossa atmosfera e se incendeiam, sendo conhecidos como "meteoros" ou "estrelas cadentes".
A constelação de Órion estará visível, aqui em Sete Lagoas, por volta das 23 horas, no leste (local do "nascer do sol"). Como a "chuva" ocorrerá um pouco abaixo da citada constelação, imagino que observaremos apenas o final do fenômeno, por volta das 23:00 horas em diante. 
A imagem abaixo, do site http://explorandoouniverso-ciencias.blogspot.com.br/2012/10/bela-chuva-de-meteoros-na-noite-do-dia.html mostra o ponto de irradiação da "chuva":

Pela consulta ao programa Stellarium, o evento será bem ao leste. Portanto desprezem a palavra "Norte" na imagem acima.
Espera-se que no momento de máxima intensidade ocorrerá a visualização de cerca de 25 meteoros por hora. É esperar para ver. O tal de Halley já nos deixou na mão no passado, não é? E vamos torcer também para não haver nuvens.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Quem não é de Sete Lagoas poderá ter problemas para encontrar "As Três Marias". Para resolver, leia o tópico http://ramonlamar.blogspot.com.br/2011/06/stellarium-planetario-em-casa.html e baixar o programa Stellarium (é gratuito e muito muito muito bom). Não se esqueçam de configurar o funcionamento dele para sua cidade (Teclar F6). Dá para aprender em uns 30 minutos.

2 comentários:

  1. Professor, o "há" só serve pra falar do passado, portanto o certo seria começar o texto com "Daqui a pouco". Abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Diogo! Desculpe o deslize!!! Agora também já é passado (risos)!
      Abraços!

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.