As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 13 de outubro de 2012

Distrito de Tabuleiro do Mato Dentro, Minas Gerais.

O Distrito de Tabuleiro pertence à cidade de Conceição do Mato Dentro. Aqui está localizada a maior cachoeira de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. Com uma queda d'água de 273 metros e um poço de 42 metros de profundidade, a Cachoeira do Tabuleiro é simplesmente majestosa.

Cachoeira do Tabuleiro. (Foto: Ramon L. O. Junior)
Cachoeira do Tabuleiro. (Foto: Ramon L. O. Junior)
A área da Cachoeira do Tabuleiro encontra-se no Parque Natural Municipal do Ribeirão do Campo, envolvido pelo Parque Estadual Serra do Intendente. Essas duas Unidades de Conservação formam um conjunto com a APA do Morro da Pedreira e o Parque Nacional da Serra do Cipó, constituindo-se num corredor de conservação da enorme biodiversidade da Serra do Espinhaço. Conservação não só da biodiversidade, como também do endemismo das espécies e da oportunidade que todos nós temos de conhecer esses ambientes de abundante riqueza imaterial.
Nos hospedamos na Pousada da Gameleira (do Samuel e do Sérgio), no Distrito de Tabuleiro. A pousada é absolutamente agradável, bem cuidada, com todos muito atenciosos. A alimentação é um capítulo à parte: um blog só não seria suficiente para descrever a qualidade do café da manhã, do almoço e dos petiscos. O Samuel foi nosso guia nos passeios e é especialista na arte de bem conviver e de compartilhar experiências e informações.

Pousada da Gameleira, localizada a 2 km da entrada do Parque Natural Municipal do Ribeirão do Campo e 4 km de distância da Cachoeira do Tabuleiro. (Foto: Ramon L. O. Junior)
Vista geral do Distrito de Tabuleiro, do alto do Mirante. (Foto: Ramon L. O. Junior)

A Igreja do Sagrado Coração de Jesus. (Foto: Ramon L. O. Junior)

Samuel, da Pousada Gameleira, é guia experiente para mostrar todos os atrativos da região. (Foto: Ramon L. O. Junior)

O guarda-parque Nilton, do Parque Natural Municipal do Ribeirão do Campo, zelando pela segurança dos frequentadores do parque. No nome dele, enviamos um abraço a todos os funcionários do parque. (Foto: Ramon L. O. Junior)
Ao todo são mais de 10 passeios possíveis na região. Não dá para fazer nem metade num final de semana. Em outras palavras... logo estaremos de volta!

Poço Pari, outro local de visitação obrigatória no Distrito de Tabuleiro (Foto: Andreia A.C. Silva)
Ramon Lamar de Oliveira Junior

3 comentários:

  1. A Cachoeira do Tabuleiro é incrível mesmo! Não dá nem pra explicar. E toda a região também.
    Bela postagem.

    ResponderExcluir
  2. Meu proximo passeio já está definido!!! Muito top esse lugar! E o professor ainda deixa tudo mastigadinho para os turistas...espetáculo!!!

    ResponderExcluir
  3. Bão dimais da conta sô, fotos, texto e recomendação do meu trabalho e da nossa pousada, muito obrigado pelo carinho e consideração.
    Grande prazer conhecer e guiar voce e Andreia pelas maravilhas do nosso quintal onde estão localizadas as cachoeiras gigantes do Brasil.
    Forte abraço e muitas aventuras.
    Inté, Samuel - POusada da Gameleira

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.