As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Interação inseto-planta

Conheci a Serra do Cipó durante um trabalho de campo da disciplina Ecologia Geral, nos idos de 1985. A turma havia sido dividida em grupos e coube ao nosso coletar galhas ("tumores" vegetais formados pelo desenvolvimento de insetos em seu interior - os ovos são colocados por moscas ou vespas no interior das partes das plantas, principalmente caules e folhas). Nosso grupo deveria coletar várias galhas e desenvolvê-las em laboratório até o "parto" dos filhotes. Outros grupos trabalharam com outros aspectos da Interação Inseto-Planta.
A interação inseto-planta é um dos pontos altos da evolução das angiospermas e dos insetos, dois grupos extremamente bem sucedidos na evolução, o primeiro com cerca de 300.000 espécies e o segundo com 900.000 espécies. A forma mais conhecida de interação é a polinização.
Abaixo, algumas imagens dessa interação, obtidas no último final de semana lá no Cipó.





Exemplo de galha foliar.



Texto e fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

3 comentários:

  1. Oi Ramon, as fotos estão fantásticas!!!!!
    Foi ótimo o final de semana , na Serra do Cipó!!!!
    Como estou com um ótimo professor, um dia ainda chego lá, contribuindo para encantar nossos olhos e sentidos com estas imagens maravilhosas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bacana dimais Sô... Usando uma daquelas expressões: "Suas fotos são o bicho!" rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Como admiro sua forma limpa, simples e espontânea de mostrar e descrever suas fotos, sempre magníficas!Parabens!É sempre um prazer visita-lo!
    Celle

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.