As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Libélulas

Libélulas, em inglês dragonfly, são insetos da Ordem Odonata. Recebem um grande número de nomes populares como helicóptero, zigue-zague, cavalo-de-Judas, lavadeira e lavabunda. Esse último, sem dúvida, é o mais curioso. As libélulas costumam voar sobre espelhos d'água e "batem a bunda" na água. Na verdade, estão colocando os ovos na água onde as "larvas" (náiades) irão se desenvolver. Tal hábito já foi constatado como um problema nos pátios das montadoras, onde as libélulas depositam ovos sobre os carros, confundindo os reflexos em sua superfície com os produzidos pela água límpida. Os ovos se decompõem produzindo um ácido que ataca a pintura (leia mais AQUI). 
As libélulas possuem duas antenas minúsculas e olhos compostos que recobrem quase totalmente a cabeça. 
As libélulas são bons indicadores de qualidade ambiental pois a maioria das espécies é sensível às alterações da qualidade da água. São também predadoras de insetos e de peixes pequenos (larvas e alevinos), causando prejuízo na piscicultura (por isso os tanques com os peixes menores devem ser protejidos com tela).
As fotos a seguir foram obtidas hoje, na Fazenda do Hermínio, em Cachoeira da Prata. Clique para ampliar.






Não posso ver uma libélula sem lembrar do querido professor Ângelo Machado (ICB/UFMG), uma das maiores autoridades do mundo em relação a esse grupo de insetos.

Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS.: Uma dica para fotografar libélulas: elas costumam pousar num ponto e depois voam e retornam a ele. Então é ficar preparado para o retorno. Não adianta sair correndo atrás delas.

Um comentário:

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.