As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Borboletas do gênero Anartia

Abaixo, a borboleta conhecida como pavão-branco (Anartia jatrophae) alimentando-se em uma inflorescência do tipo capítulo. Como o capítulo tem várias flores minúsculas, a borboleta demora-se bastante sobre ela, facilitando a obtenção de fotos. Observa-se a tromba sugadora, logo abaixo da antena.

Família: Nymphalidae. Espécie: Anartia jatrophae.
A borboleta seguinte é uma Anartia amathea, conhecida como pavão-escarlate ou pavão-marrom (nomes pouco usados no Brasil). Esta espécie tem uma certa preferência por jardins e ambientes brejosos. Na foto abaixo foi flagrada justamente junto ao chão de uma região encharcada.

Família: Nymphalidae. Espécie: Anartia amathea.
Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.