As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Entrevista com o Cláudio Busu, atual Secretário de Saúde de Sete Lagoas.

Cláudio Busu é advogado, Especialista em Direito Público, já atuou como Secretário Municipal de Meio Ambiente em Sete Lagoas, Procurador do Município de Esmeraldas, Secretário Municipal de Saúde e Procurador Geral do Município de Ribeirão das Neves e atualmente é o Secretário Municipal de Saúde e Gestor do SUS de Sete Lagoas. Busu nos concedeu a rápida entrevista abaixo e nos enviou a relação das unidades de saúde de Sete Lagoas, sob responsabilidade de Prefeitura Municipal.
Blog: Busu, seu estilo de trabalho nos órgãos públicos é diferente, pois não se recusa a usar as redes sociais.  Para isso, é claro, é importante conhecer essas mídias e estar pronto para levar pedradas. Você acha que todos os gestores deveriam estar assim mais próximos dos cidadãos?

Cláudio Busu: Sim. Gosto da total transparência, mesmo que a resposta seja negativa, prefiro praticar essa interação. O homem público que não aceita críticas deve mudar de área.

Blog: Convicções religiosas à parte, e sei que você as tem, você enxerga os cargos públicos como uma missão a ser cumprida para além do horário de expediente?

Busu: Mais que uma questão religiosa, a gestão pública pra mim é uma vocação e não existe espaço para dúvida ou desânimo, faço tudo com amor.

Blog: Você se decepciona com as ações de alguns "amigos" e se surpreende positivamente com a ação de alguns "inimigos"?

Busu: Como já tenho mais de oito anos de Administração Pública, tive como uma das primeiras lições não criar expectativas, sendo elas positivas ou negativas.

Blog: Liberdade para falar é uma das cláusulas do seu contrato de trabalho como Secretário de Saúde?

Busu: Não diria que seria liberdade, mas sim transparência.

Blog: Como andam os repasses federais e estaduais para Sete Lagoas na área de saúde?

Busu: Irregulares e alguns atrasos, temos mais de oito milhões de reais de programas estruturadores atrasados.

Blog: E o Hospital Regional, podemos ter esperança para até daqui uns 3 anos ou a coisa ainda demora mais?

Busu: Sim. Eu acredito e estou trabalhando para viabilizar esse sonho.

Blog: A vinda do Curso de Medicina para Sete Lagoas acabou virando uma batalha jurídica. Em que pé está esse processo?

Busu: O Ministério da Educação está aguardando definição judicial, estamos esperando ansiosamente.

Blog: Agora uma pergunta técnica. Quais tipos de unidades de saúde temos em Sete Lagoas? 

Busu: São 8 Centros de Saúde, 46 Estratégia de Saúde da Família (EFS), 8 Farmácias, 1 Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), 3 Clínicas Odontológicas, 20 consultórios odontológicos (dentro das ESF’S), 1 Fisioterapia, 1 Laboratório de Coleta de Exames, 1 Saúde Auditiva, 3 CAPS (01 infantil, 01 adulto e 01 Álcool e Drogas), 01 Centro de Especialidades Médicas (CEM), 01 Centro Viva Vida (CVV), Vigilância Sanitária, Central Marcação, CEREST, Controle da Dengue, Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Rede de Frio, 3 Unidades de Urgência e Emergência (Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato, UPA III Dr. Juvenal Paiva e Pronto Atendimento Belo Vale). 

Blog: Busu, gostaríamos de agradecer a atenção em prontamente nos responder. Que mensagem gostaria de deixar para todos os que te acompanham e torcem pelo seu sucesso?

Busu: Eu tenho ciência das dificuldades que a saúde está passando e todos os entraves que encontrei, porém, dentro da minha limitação, vou tentar fazer a diferença. Dedicação e transparência são meus maiores compromissos.

Observação: O Secretário enviou-nos uma lista de todas as unidades de saúde de Sete Lagoas sob responsabilidade da Prefeitura Municipal que podem ser acessada clicando AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.