As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Abertura da Cápsula do Tempo (Colégio Promove da Quintino Bocaiúva)

Colégio Promove de Sete Lagoas (MG)
A Cápsula do Tempo, lacrada em 1986. 

A Cápsula do Tempo, debaixo da mangueira do pátio.
E VOCÊ FEZ PARTE DESSA HISTÓRIA, entre em contato pelo FACEBOOK, pois estamos organizando um encontro para a abertura da Cápsula para o dia 22 de setembro de 2012 (na data originalmente marcada), em Sete Lagoas. Para quem não se lembra, em 1986, todos os alunos do colégio escreveram mensagens e as depositaram em caixas lacradas para serem abertas num futuro longínquo, somente 26 anos depois! E este futuro chegou em 2012!!! Nestas mensagens, cada um escreveu recados para si mesmo, para sua família e para seus “futuros possíveis filhos”. Você se lembra do que escreveu? Quer resgatar a sua história? Pois então, não fique de fora do nosso grande encontro!!! Se quiser compartilhar conosco dessa grande alegria, integre o grupo COLEGAS DO  PROMOVE no Facebook, onde muitos já estão relembrando o passado, vivendo o  presente e projetando o futuro do nosso encontro. Junte-se a nós na construção  dessa história! 

 Clique nas imagens para ampliar.

Abraços!

(Texto: Cristiane Araújo Costa)


ATUALIZAÇÃO: ABRIU!!!



Fotos do dia do evento: Ramon L. O. Junior


Daniela Machado (publicou no Facebook)

MOMENTO JORNALÍSTICO

(quem vê até pensa que tenho este dom!!!!):
Vou tentar aqui relatar os principais fatos para aqueles que infelizmente não estiveram conosco!
Antes mesmo das 9 da manhã as pessoas começaram a chegar no restaurante Mina D'Água. Cada um que chegava era um evento à parte!
Embora estivesse previsto para ter início às 10 horas, devido a diversos telefonemas de colegas que estavam a caminho solicitando que retardássemos a cerimônia, esta teria início às 11 horas. Somando-se a isto imprevistos no funcionamento do som, iniciamos às 11:30 horas.
A Comissão havia organizado junto à equipe de Cerimonial, que a distribuição de mensagens seria em mesas por turmas. Entretanto, um ilustre e global participante, Sr. Maurício Kubrusly do Fantástico, sugeriu que distribuíssemos ali mesmo uma a uma as mensagens para que nenhuma emoção fosse perdida!
Na verdade todos que chegavam iam se acomodando em torno da Cápsula e assim permanecemos horas...
Procederam-se falas que daqui a pouco vou disponibilizar a pedido de vários, uns que não ouviram bem, outros que gostariam de degustar cada palavra!
Logo a seguir começaram as manobras para destruir o bloco de cimento. Vários de nós da Comissão entre outros, tivemos o privilégio de "colocar a mão na massa" , ou melhor no martelete, e confesso que para mim foi um dos momentos marcantes! Uma sensação de revelar! 
Cada tijolo perfurado desnudava nossa Cápsula e havia clima de suspense!!!! Foi interessante quando vimos que havia uma proteção de isopor e a seguir... as caixas! Duas caixas de metal destas de se guardar ferramentas como alguém já havia se lembrado! 
Abrimos a primeira caixa e nela vimos revistas e jornais e 2 sacos plásticos contendo diversos envelopes lacrados contendo o nome do aluno e a série ou em qual setor trabalhava (professor de que, recepção, etc), distribuídos de forma aleatória.
Começamos a distribuir mensagens!
A segunda caixa, que estava por baixo, havia sofrido ação da natureza e os jornais encontravam-se bastante deteriorados por mofo além de presença de uma grande massa enegrecida que não nos possibilitou saber do que se tratava, mas acreditamos que possivelmente haviam outro grupo de mensagens!!!
Na mensagem de uma das alunas, ela citou que o dia de construção daquela Cápsula fora no segundo dia de férias, o que também talvez justifique porque tantos alunos não levaram suas mensagens! 
Os alunos de primeira à quarta série parece que entregaram às suas respectivas professoras pois em diversos envelopes havia o nome da professora anotado.
Várias mensagens citam o dia 26/11/1986.
Havia uma carta de Roberto Caproni e outra construída pelos alunos (publicarei ambas).
Emoções à flor da pele tanto entre os que receberam suas mensagens quanto daqueles que não encontraram as suas (e foram muitos), inclusive de vários da comissão organizadora!
Daí em diante a confraternização estendeu-se até mais de 18 horas pois o que não faltava era assunto! Algumas turmas esticaram o encontro em outros locais, como a minha (2o ano) que me deu o enorme prazer de ir para minha casa!
As mensagens encontradas dos que não estavam presentes, encontram-se comigo até segunda ordem.
Daqui a pouco publicarei os nomes .
"E NÃO HÁ TEMPO QUE VOLTE...VAMOS VIVER TUDO QUE HÁ PRA VIVER...."
Mais informações aqui: http://ramonlamar.blogspot.com.br/2012/09/a-capsula-do-tempo-do-colegio-promove.html

8 comentários:

  1. Muito Boa a festa. Fez a gente lembrar vários fatos e ver o quanto crescemos enquanto ser humano. E rever toda a turma não tem preço!!

    ResponderExcluir
  2. Eu só lamento que a escola tenha fechado a divulgação para a Rede Globo. Várias emissoras de TV quiseram acompanhar, mas quiseram dar exclusividade para uma só emissora... Sabe quando as outras emissoras vão querer falar de novo desta escola? Jamais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica a dica para você meu amor:"Bebe água limpa quem vai na frente!"
      Não se lamente.Seja feliz.

      Excluir
  3. Nalu, a escola em questão já fechou há mais de 10 anos. Portanto não foi a escola que "fechou divulgação com a Rede Globo". Foi iniciativa da comissão que ficou encarregada do evento (inclusive com voto contrário meu, mas lá sempre ensinamos que ganha a democracia e a proposta vitoriosa não foi a minha). Além do mais as outras emissoras jamais "deram" espaço para a escola. Para divulgar seus excelentes resultados (inclusive quando eu passei em segundo lugar geral da UFMG, primeiro lugar geral da PUCMG e primeiro lugar geral da FCMMG) a escola teve que comprar espaço publicitário. E assim foi com diversos outros alunos bem sucedidos...

    ResponderExcluir
  4. Ramon, eu gostaria de saber se ainda tem como ter acesso ao material da Capsula, fiquei sabendo do evento com atraso infelizmente, mas gostaria mto de rever o material.
    Fontana

    ResponderExcluir
  5. Eu estava com muita expectativa acerca do evento. Não lembrava o que tinha escrito.Ao abrir e ler o meu recado fiquei muito emocionada. Começava assim: Tenho ótimos professore e colegas... De fato, vendo toda a organização e prestigio do evento confirma as minhas palavras de 26 anos atrás. Obrigada Ramon e colegas,que muito se esforçaram para o brilho do evento. Lembrei de momento felizes da minha vida. Obrigada a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abração, Márcia! Infelizmente, minha carta ou não foi para dentro da caixa ou foi consumida pelos fungos vorazes...

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.