Recebi algumas imagens da Lagoa da Boa Vista hoje. As imagens foram feitas pelo Darlan César. Ali, a preocupação de sempre, a presença de poluentes sobrenadando na água da lagoa, além de um bocado de lixo lá dentro. Também o baixo nível da água me preocupou, pois ainda temos pelo menos dois meses de seca pela frente.
Mas no bojo disso tudo, uma notícia boa. Darlan fotografou algas carófitas (
Chara sp.) no fundo da lagoa. Como foi possível fotografar o fundo da lagoa? Justamente porque as carófitas ajudam a fixar o sedimento no fundo, não deixando que ele se espalhe na água e deixando a água bem transparente. Isso é muito bom pois evita que os fenômenos de eutrofização voltem a acontecer na lagoa.
|
Algas Chara sp. no fundo da Lagoa da Boa Vista. Fotos: Darlan César. |
As carófitas também estavam presentes no fundo da Lagoa da Catarina, com a reforma devem ter se perdido, mas o encontro delas novamente na Boa Vista mostra que esporos podem também ter ficado por lá e que elas voltem. Observem a transparência da água da Lagoa da Catarina, antes da reforma, mas infelizmente com um nível muito baixo de água.
|
Chara sp. na Lagoa da Catarina, antes da reforma. Foto: Ramon Lamar |
A Lagoa Paulino bem que poderia ter essas algas que ajudam a fixar os sedimentos no fundo, mas as carpas colocadas lá não permitem mesmo. Elas se alimentam vigorosamente da vegetação enraizada do fundo, colaborando por esse mecanismo (além de outros) para a eutrofização da Lagoa Paulino. Escrevi sobre isso
AQUI, vale a pena dar uma lida.
Ramon Lamar de Oliveira Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.