As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Vestido que muda de cor

Sobre o tal vestido que muda de cor (branco e dourado ou azul e preto), assunto que está nos hits das redes sociais, foram dadas algumas explicações. Uma delas, considerada mais "científica" é que o nosso cérebro faz escolhas para compensar as cores, podendo enxergar o azul como branco se a luminosidade for carregada de tons mais azulados. Não achei lá muito plausível porque de dia ou de noite enxerguei a tal imagem da mesma cor (branco e dourado)... e na verdade o vestido é azul e preto.
Na minha opinião, trata-se de um modo particular da retina de cada um interpretar a combinação de cores que está vendo. Algo semelhante a um daltonismo, mas muito mais discreto. O quê fez com que tal vestido provocasse uma polêmica desse tamanho é um mistério (ainda). Como pequena colaboração, percebi que ao invertermos as cores do vestido (no computador, usando software de tratamento de imagens) o inverso do branco é o preto (óbvio) e o inverso do dourado é o azul! Assim ao tratamos a imagem original, obtemos uma imagem branco/dourado nas posições invertidas de quem assim as enxerga no vestido original. Uma doideira...

Abaixo as duas fotos: normal (que causa polêmica nas cores) e invertido (que não vi polêmica entre as pessoas que perguntei)...

 
Imagem original                              Imagem com cores invertidas

Abaixo: figura com dourado e branco (esquerda) e a mesma invertida (direita):


Talvez essa coincidência das cores complementares esteja na origem da explicação do fenômeno.

Ramon L.O. Junior

PS.: A loja inglesa voltou a vender o vestido. Veja na foto abaixo que não há dúvidas sobre a cor: preto e azul. O problema então está na primeira foto que foi divulgada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.