As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Guia para inscrever-se no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2015


ATENÇÃO:
Página do SiSU 2015: http://sisu.mec.gov.br/
Consulta de cursos e vagas: http://sisu.mec.gov.br/cursos

1) Primeiramente é liberado o resultado do ENEM para consulta individual (http://sistemasespeciais.inep.gov.br/resultadosenem/) utilizando-se o CPF e a senha cadastrada. Não se preocupe, se você esqueceu a senha há como recuperá-la no site www.enem.inep.gov.br.

2) Alguns dias depois do resultado do ENEM, o INEP/MEC abre o programa do SiSU por meio do site do programa (a ser divulgado), mostrando os cursos e vagas disponíveis. Agora, para entrar no sistema, você precisa do seu número de inscrição no ENEM e a senha cadastrada. Endereço do site: http://sisualuno.mec.gov.br/

3) Durante 4 dias (este ano será de 19 de janeiro até as 23h. e 59min. de 22 de janeiro de 2015), o SiSU fica aberto para o candidato se inscrever com seus dados do ENEM. Neste processo, para sua tranquilidade será necessário informar um e-mail válido para comunicação e o número de seu celular (para receber informações). Essa inscrição deve ser feita o quanto antes, preferencialmente no dia em que o sistema abrir.

4) O candidato se inscreve em duas opções (primeira e segunda opção), nas vagas ofertadas. 

5) Nos dias seguintes, a cada dia, passam a ser divulgadas no sistema as “notas de corte”, baseadas na ordenação decrescente das notas dos candidatos que escolheram as opções. Todo dia as notas são atualizadas, mas apenas uma vez por dia (a partir das 2h da madrugada) . Daí o candidato precisa consultar como anda sua situação a cada dia. Estar “aprovado” em um dia não significa que estará aprovado no último dia (que é o que interessa). Estes são dias de tensão pois as notas flutuam, geralmente com tendência de alta, e devem ser acompanhadas com atenção.  Importante: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição, e não será informada imediatamente após o último dia do sistema aberto.

6) Durante os dias em que o SiSU está aberto, conforme suas notas e seu interesse, o candidato poderá mudar as opções de curso quantas vezes quiser, pesquisando aqueles cursos e instituições que tem interesse. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

7) Terminado o período, o sistema divulgará a lista de aprovados conforme as opções. O resultado está previsto para 26 de janeiro. Basta consultar o sistema para saber da situação, sendo que geralmente a mesma é informada por meio do e-mail fornecido ou SMS.

8) Não sendo aprovado, o candidato deve se inscrever no SiSU para participar da “lista de espera de vagas remanescentes”, que fica na dependência de surgirem vagas no curso escolhido EM PRIMEIRA OPÇÃO. A inscrição na lista de espera deve ser feita de 26 de janeiro até às 23h. e 59min. do dia 6 de fevereiro de 2015. O resultado da "lista de espera" deve ser acompanhado pelo site da Universidade escolhida, e não pelo site do SiSU.

9) A matrícula na instituição deve ser feita presencialmente e toda a responsabilidade de acompanhar o processo cabe ao candidato. Caso as vagas não sejam preenchidas, lança-se mão da lista de espera em ordem decrescente de pontos. As universidades podem incluir critérios próprios na lista de espera, inclusive a chamada presencial dos interessados.

Abaixo o EDITAL COMPLETO DO SiSU 2015, no caso de alguma dúvida:




Um comentário:

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.