As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Martha Moura

Publicado originalmente em 26 de abril de 2011
Republicado em homenagem à pintora, recentemente falecida.

Em Diamantina, no último feriado, tivemos o prazer de conhecer a pintora Martha Moura, 82 anos de idade, um exemplo de capacidade, técnica e dedicação à pintura. Recebeu-nos em sua casa, como se fôssemos velhos conhecidos. Artista e professora de pintura, Martha navega com competência e força por todos os estilos em sua vasta obra. Expressando-se com cores fortes e marcantes, contrasta com a figura meiga, sensível e elegante. 

Martha Moura, junto a algumas de suas obras. Foto: Ramon L. O. Junior
Nascida em Diamantina, formou-se professora pelo Colégio Nossa Senhora das Dores (Diamantina/MG). Autodidata, trabalhou em São Paulo com o grande mestre Ernesto Quissack e seu filho Quissack Jr. Em São Leopoldo, RS, lecionou artes durante 14 anos. Ali deixou inúmeros trabalhos em que retrata o "Negrinho do Pastoreiro", figura do tradicional folclore gaúcho. Em Cambuquira, MG, durante 6 anos, direcionou grande número de alunos para a sublime arte. Transferiu-se para Belo Horizonte, inscreveu-se no curso livre de pintura da Escola Guignard. Hoje reside em Diamantina em um belo sobrado próximo à Catedral. Motivos e inspirações não faltam por ali.
Acima de tudo, com 58 anos de carreira artística, Martha é um exemplo para todas as pessoas. Cheia de projetos, ela nos ensina que a estrada é longa, mas é extremamente bela para quem faz as coisas com o coração.

4 comentários:

  1. Fui a Diamantina neste final de semana passado, tive a honra de por acaso conhece-la não sabia de quem se tratava apenas um senhora muito amavél no transcorrer da conversa descubro a fascinante artista plastica ela é fabulosa temos que ter muito orgulho dos nossos artistas sou do RJ e adorei demais conhece-la e conhecer Diamantina.

    ResponderExcluir
  2. Conheci Martha Moura e suas obras de arte. Ela é adorável...Uma pessoa que transborda o belo: palavras, pinturas, piano, escritos... tudo de uma forma ímpar. Temos uma grande mulher que precisa ser mais conhecida...
    Somos felizes por participar de sua vida. Ir. Teresa Cristina Leite

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Ramon.
    Nossa amiga e artista Martha Moura está pintando no céu. Faleceu na quinta feira e foi sepultada na sexta. Foi um momento muito diferente e especial, assim como ela mesma sempre foi. No momento penso no quanto ela me ensinou e agradeço a Deus por ter convivido como uma pessoa tão especial e grandiosa. Guardo comigo o exemplo de cordialidade combinado com autoridade; serenidade com ousadia e muitas outras lições de vida. Beijos e parabéns por ter conhecido e postado sobre sua vida em seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que a nossa amiga Martha Moura esteja em paz e colaborando com suas grandes pinturas nas obras do Criador.

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.