As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 7 de julho de 2022

Aranhas: Phoneutria (Armadeira)

(Esta postagem foi feita em 25.01.2011, mas pela atualidade e pelo surgimento recentes de casos de acidentes no período, foi elevada momentaneamente para as primeiras posições do blog para facilitar acesso.)

A Phoneutria (família Ctenidae) é a aranha conhecida como armadeira. Os gringos também a chamam de "banana spider", uma vez que costumam chegar nos portos americanos no meio dos cachos de banana. Acidentes com os estivadores dos portos são comuns. Aliás, touceiras de bananeiras são um dos locais preferidos pela Phoneutria.
A armadeira é grande, cerca de 3 cm de corpo. Contando com as pernas esticadas ela pode chegar a 10 cm. Não é uma aranha que se caracteriza pela construção de teias e vive principalmente no chão. É muito ativa durante a noite. De dia fica escondida em entulhos, montes de lenha, troncos... e nas touceiras de bananeiras. Quando ameaçada, assume a posição de defesa (veja na foto abaixo) e "se arma". Dessa posição ela pode saltar na direção das pessoas.

Foto: Ubirajara de Oliveira (ICB/UFMG).

Os efeitos da picada, obviamente, dependem da quantidade de veneno injetado. O local fica vermelho, inchado e dói muito pois uma das toxinas é neurotóxica. Quem já foi picado relata que a dor é terrível. Um conhecido nosso lá da UFMG, experiente na coleta de toxinas de aranhas, escorpiões e cobras, contou que distraiu-se durante uma extração de veneno e foi picado pela armadeira. Ele considerou a picada como a mais dolorosa que ele já recebeu (e ele já recebeu várias... ô emprego ingrato!). Muito suor, vômitos, agitação, hipertensão, taquicardia, aumento da frequencia respiratória (taquipneia) e priaprismo (ereção) podem acompanhar os sintomas da picada. Em casos graves pode ocorrer choque neurogênico (redução do tônus da parede das artérias com forte queda da pressão arterial). Lembre-se sempre que acidentes são muito mais graves em crianças em idosos.


Em caso de picada, procure o pronto-socorro para a aplicação de anestésicos e do soro específico. Caso não encontre em Sete Lagoas, vá direto para o HPS João XXIII.
Em 2005 (clique aqui), um chef de cozinha britânico foi picado por uma armadeira - que provavelmente chegou ao seu pub em uma caixa de bananas proveniente do Brasil. Foi salvo por ter fotografado a danada com o celular e mostrado aos médicos que puderam realizar o tratamento correto.


Texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

6 comentários:

  1. Ramon, você me deu uma idéia: quem sabe se colocarmos uma armadeira na cadeira do Prefeito, ele se liga na tomada de uma vez e comece a fazer as coisas certas.

    Acho que ele poderá ficar energizado, elétrico e rápido em suas decisões.

    hahahahahahaha!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ramon, o Bira estava cutucando a aranha neh, olha a posição dela na foto que ele tirou!!!hhaahahha'

    Armadeiras são mto tensas...Bichinho nervoso...
    Refresca minha memória: o hábito delas é noturno ou diurno?
    Serve pra mim ficar mais esperto, conforme a hora do dia tbm...rsrsrs

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Principalmente noturno. E é claro que o Bira tava cutucando a bichinha. Especialidade dele!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá ramon! quero fazer só uma pergunta. Esse tipo de aranha libera alguma substância no ar que provoca pinicação?
    Luciene Paixão.

    ResponderExcluir
  5. Luciene,
    acidentes com liberação de pelos por aranhas é comum com as caranguejeiras (que tratarei futuramente em outro post dessa série). As caranguejeiras são aquelas aranhas grandes e peludas. Raramente picam e não constituem problema para o homem nesse caso. Porém, quando irritadas, passam as patas pelo corpo e lançam minúsculos pelos no ar. Tais pelos podem causar coceira ou pior, se inalados. Algumas pessoas são muito sensíveis a eles. É comum a morte de animais pequenos (cães) que irritam as aranhas e inalam esses pelos, provocando edema de glote.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.