Pedi licença ao amigo Léo Corradini para postar aqui o texto que ele colocou no Facebook. O Léo é simplesmente "o cara" da Química. Realiza experimentos bastante interessantes, medições superprecisas e é ótimo para derrubar alguns mitos!!!
Este é o famoso sal marinho integral. Foi extraído da água do mar usando muito calor e cuidado para não estragar a panela e virar uma pedra.
Apesar de tudo de bom que se fala sobre ele na internet, não podemos ingerir esse sal.Em princípio, para chamar de sal integral, ele deveria conter todos os íons presentes na água do mar, mas isso não é bom ! Na água do mar temos diversos íons, principalmente, cloreto, sulfato, sódio, magnésio, potássio e cálcio. Além de muitos outros em quantidade bem menor Mas, porque não é bom inseri-lo ? Os íons sulfato e magnésio podem causar diarréia e têm um gosto desagradável. Os íons potássio e cálcio também não tem um bom sabor. Apesar do potássio ser usado no sal light, tem um sabor metálico. Por outro lado, existem, em muito pequena quantidade, íons muito tóxicos que poderiam se acumular no organismo. Perceba que apesar dos íons potássio, cálcio e magnésio serem importantes para a nossa saúde, não causam uma boa experiência ao paladar. Afinal o sal serve essencialmente para temperar e somente os íons cloreto e sódio tem essa propriedade. E como resolver tudo isso ? Usando as salinas ! Nas salinas os íons cloreto e sódio, por estarem em maior quantidade, separam-se naturalmente no momento da cristalização e quando os cristais são empilhados nas montanhas também ocorre essa separação porque os demais íons são mais solúveis e escapam por baixo das pilhas de cristais (aglomerados iônicos de cloreto de sódio). Existe um outro problema com o sal integral, os íons magnésio e cálcio são extremamente higroscópicos, o saleiro vai virar uma poça melequenta em pouco tempo. Resumo da ópera, não existe sal integral a venda e se existisse seria um problema. Em tempo, o iodo está presente em muito pequena quantidade na água do mar.Íons mais abundantes na água do mar (mg/litro):Cloreto - 18980Sódio - 10556Sulfato - 2649Magnésio - 1272Cálcio - 400Potássio - 280
Você pode encontrar o Léo Corradini no Facebook: https://www.facebook.com/leo.corradini.3
Obrigado, Léo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.