Microscopia óptica ou microscopia de luz: o material a ser estudado é cortado em finas fatias (1 a 7 micrômetros de espessura), colocado em uma lâmina de vidro e corado com corantes especiais. Fornece ampliações até 1000 vezes.
Epitélio da Traqueia
Foto: Ramon L. O. Junior
Microscopia eletrônica de transmissão: o material é cortado em fatias ultrafinas (0,02 a 0,10 micrômetros de espessura) e contrastado com metais pesados. Um feixe de elétrons atravessa o material e forma a imagem em tela fluorescente ou em um monitor. Fornece imagens de até 100.000 vezes, que podem ser ampliadas a 1.000.000 vezes.
Ápice de células intestinais de camundongo mostrando microvilosidades e complexo unitivo.
Foto: Ramon L. O. Junior
Microscopia eletrônica de varredura: o material é coberto com fina camada metálica e bombardeado por feixe de elétrons. A imagem é coletada em um monitor, mostrando a superfície do material.
Microscópio eletrônico de varredura Zeiss - UFMG
Foto: Ramon L. O. Junior
Microscopia confocal: o material é cortado em fatias de até 15 micrômetros de espessura e tratado com anticorpos fluorescentes. Um feixe de laser faz uma varredura em camadas do material e a imagem é recriada em um monitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.