A limpeza encontra-se na região em frente ao Lago Palace onde um grande volume de material lançado nas galerias pluviais ("esgoto"???) é jogado na Lagoa Paulino a cada chuva forte. É imprescindível que TODA a galeria seja limpa e desobstruída, no mínimo a cada 3 ou 4 anos. Senão ela perde o sentido e toda sorte de lixo e assoreamento adentram a Lagoa Paulino.
 |
Grande quantidade de água turva e mal-cheirosa é lançada na Lagoa Paulino após a chuva de 3 de novembro em frente ao Lago Palace. A hipótese é a contaminação de nossas redes pluviais com esgoto e o assoreamento do anel de captação que não está conseguindo evitar que tal "água" atinja a Lagoa Paulino. [Foto: Ramon Lamar] |
Pequeno vídeo mostrando a característica muito turva da água.
Já em frente ao Restaurante Grillus, a situação melhorou muito e a água encontra-se com tonalidade mais clara ("água de enxurrada"), contudo, conforme informações de funcionários que faziam a limpeza da galeria, tal trecho ainda não foi limpo. A explicação é bizarra: parece haver um vazamento de água limpa do SAAE para dentro da galeria pluvial o que mantém o local lamacento e com impossibilidade de fazer a retirada do entulho. Cumpre ao SAAE localizar URGENTEMENTE o tal vazamento, afinal de contas, não podemos continuar desperdiçando água limpa em períodos bicudos (aliás, em período algum).
Já compareci ao SAAE duas vezes e à Secretaria de Meio Ambiente outras duas para tratar do assunto com o presidente da autarquia mas não consegui encontrá-lo. Resta apelar à visibilidade do blog.
Ramon Lamar de Oliveira Junior