Uma raposa foi encontrada pelo pessoal da ONG ADESA no terreno de sua sede no alto da Serra de Santa Helena. O animal apresentava-se fraco e com marcas extensas de queimaduras, certamente vítima da última queimada. A ONG encaminhou o animal para o Minizoológico Municipal onde está sob os cuidados da Dra. Marcela, veterinária que tem feito um ótimo trabalho com os animais que ainda se encontram naquela unidade. Sem dúvida nenhuma, apesar do estado lastimável da raposa, ali é a esperança de recuperação. Ficamos na torcida.
![]() |
A raposa, Lycalopex vetulus, momentos antes de ser capturada para receber os cuidados... |
![]() |
... sendo transportada para o Minizoológico... |
![]() |
... recebendo o tratamento pela veterinária Dra. Marcela.. |
![]() |
... no soro para recuperar-se da desidratação e dos ferimentos. |
Fotos: ADESA
Texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior
PS.: Apesar de todos os cuidados a raposa não aguentou e morreu 3 horas após começar a peleja para salvá-la.
Não é sacanagem nem gozação, mas se o Borreira comentasse isso, certamente diria que foi a Galoucura que pôs fogo na Serra, para atentar contra a vida da pobre raposa. Mas foram sómente lesões corporais não?
ResponderExcluirChicão
É... Até quando as queimadas ainda serão motivo de preocupação?Certamente até não se investir em prevenções durante o período de estiagem! Só espero que na época das chuvas raposas não morram afogadas, pois o problema é o mesmo,só se muda o elemento!
ResponderExcluirPartiu meu coração ver o bichinho assim.
ResponderExcluirParabéns ao pessoal que cuida desses animais e tenta minimizar os prejuízos de uma queimada.
Alyne
Doloroso... Tristes imagens.
ResponderExcluirAbraço.
Bom dia,
ResponderExcluirnao tinha visto este post. Realmente, e' uma pena. Quantas pessoas ja' viram ou verao uma raposa viva em S. Lagoas durante suas vidas? Eu, infelizmente, nunva vi.
PO, ai nao tem policia florestal? Nao tem ministerio publico? Nao tem meios de comunicaçao para denunciar estes incendios criminosos a nivel nacional? Alguem ja' foi parar na cadeia por provocar estes incendios?
Que tristeza ...
Claret,
ResponderExcluirpelo menos nos jornais locais a questão está sendo levantada. Fico bastante feliz de estarem usando as fotos do blog e, às vezes, trechos dos textos.
Vai ser lento... mas vai ser...
Abraços.